quinta-feira, 29 de maio de 2014

Seleção Nacional sub-20

No texto " Medicina ou Desporto?" abordei uma das temáticas mais significativas da minha  pessoa, o Basquetebol. Como tal achei por bem dar continuidade ao tema, falando do meu percurso ao longo do ano de 2010 com a Selecção Nacional sub-20 de Basquetebol.
No meu ano de sub-18 já tinha representado as cores nacionais no respectivo Campeonato Europeu, e, apesar de ter sido uma experiência fantástica e gratificante não teve os mesmo significado que no meu ano de sub-20, uma vez que deparei-me com obstáculos que puseram à prova a minha forma de encarar adversidade e também o meu espírito de sacrifício e luta.
Final Four Nacional 2010
Um dos obstáculos foi o facto de todo o grupo seleccionado quer para os estágios de preparação quer para o Europeu estava focado a 100% no seu trabalho o que aumentou em muito os índices de competitividade dentro da equipa dificultando a decisão do seleccionador em escolher os 12 atletas finais e claro a minha presença nesse lote. Outra barreira, foi a Final Four Nacional de Clubes, em que o meu clube F.C.Porto terminou esta fase final em 3º lugar e apesar dos meus esforços nos 3 jogos ( 1º jogo - 20 pontos, 2º jogo - 15 pontos, 3º jogo - 21 pontos) cometi um erro grosseiro no final do 1º jogo que possivelmente colocou as nossas hipóteses de aspirar ao 1º lugar em risco, o que me levou a ter receio de que esse erro ficasse demasiado fresco na memória dos seleccionadores que assistiram a todos os jogos da fase final.
 Por último e sem dúvida o mais difícil dos vários obstáculos que encontrei, foi a entorse que sofri durante um estágio nas últimas duas semanas de preparação que hipotecava a minha ida ao Europeu, no entanto com a ajuda do fisioterapeuta Miguel Caeiro responsável consegui recuperar até cerca de 75% e foi 2 dias antes da decisão final que o seleccionador me deu o seu voto de confiança e disse "Não te preocupes Pedro tu vais ao Europeu, demonstraste durante todo o ano que mereces ir e que vais um contributo positivo na equipa, até com uma perna".
Selecção Nacional Sub-20 2010

O orgulho não podia ser maior.
 Já no Europeu, joguei em todos os encontros com dores, mas sinto que provoquei um impacto positivo na equipa  sendo decisivo em alguns dos jogos. Obtivemos uma qualificação acima dos objectivos (7º lugar) e aquele ano, aquele grupo, aquele staff, aquele Campeonato foram sem dúvida MARCANTES.



Pedro Catarino

Sem comentários:

Enviar um comentário