sábado, 8 de março de 2014

Medicina ou Desporto ?

Já que este blog esta associado à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto achei sensato ter como primeira publicação o porquê da escolha desta faculdade.


Futebol Clube do Porto
Maia Basket Clube
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
No ano lectivo 2008/2009 estava matriculado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e durante três anos praticamente não ia as aulas, porque nesse espaço de tempo era atleta profissional de basquetebol do Futebol Clube do Porto onde a exigência e responsabilidade era enorme, ou seja, chegava a ter 3 treinos por dia e a passar entre 8 a 9 horas dentro do pavilhão a cumprir as minhas obrigações enquanto atleta desta instituição. No entanto permanecia matriculado na mesma faculdade o que levou a que no ano lectivo 2011/2012 estivesse impossibilitado de frequentar as aulas  por estar prescrito, uma vez que nos 3 anos anteriores tinha reprovado por faltas. Finalmente no ano lectivo 2012/2013 e num clube diferente que me permitia ter muito mais liberdade de horário (Maia Basket Clube) frequento o primeiro ano de medicina, mas fiquei-me por aí, porque sentia que não se enquadrava comigo , estar constantemente fechado, apenas com a companhia dos livros não era para mim, simplesmente não fui feito para esse estilo de vida, gosto de estar ao ar livre, com as pessoas que me são queridas e a praticar desporto quer como lazer quer como competição, e como tal decidi investir num curso que eu sempre apreciei e que sempre achei que fosse o mais adequado para os meus interesses e gostos. Deste modo realizei os pré-requisitos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e algum tempo depois realizei o exame nacional de Matemática de forma a me permitir a entrada nesta Faculdade e no curso que eu sempre sonhei.


No dia 7 de Setembro de 2013 finalmente recebo a confirmação de que a minha candidatura foi aceite e era portanto aluno da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto .

Aula de Ginástica na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Hoje sinto-me bem e feliz com a escolha que fiz, só me arrependo de não a ter feito mais cedo, porque de facto este é o curso para mim, consigo obter boas notas, conheci já bons colegas, bons professores e acima de tudo estou em permanente contacto com desporto e actividades desportivas. Pode ser um curso cansativo e acho que ninguém o nega mas uma coisa é certa "quem corre por gosto, não cansa".




Pedro Catarino